Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Identidade coletiva

Identidade coletiva

 

Reuniu-se, em Bali, o Conselho das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações. A ONU vem aprofundando a interrogação do que sejam, de fato, as identidades nacionais, diante de reptos novos como os dos califados, no Oriente Médio, ou as fraturas clânicas, na Nigéria. Haveria, de saída, a falar-se num aprofundamento da ruptura com o sistema colonial, num reclamo do que fosse, na desconstrução desse domínio, a busca do autêntico como clamor de sua subjetividade coletiva.

É o que, nessa desconstrução, evidencia, de saída, no âmbito do antigo mundo português, o próprio abandono da língua portuguesa, trocada no Cabo Verde pelo crioulo ou sendo cada vez mais minoritária em Moçambique, frente ao inglês, resultante da entrada do país na Commonwealth. Outras vezes, essa troca de idioma mantém, ainda, a mesma dominação colonial, no que é, hoje, a fala dominante do francês na Guiné-Bissau. O reclamo da identidade cultural na índia depara, por outro lado, o paradoxo da absoluta falta de um idioma nacional, na dispersão de milhares de dialetos, a fazer do inglês o enlace, ainda, de uma comunicação possível, abrangendo 40% de sua população.

Por sua vez, dá-se conta este início do novo século de como as nações, especialmente na América Latina, que se contrapuseram aos antigos impérios, vieram, muitas vezes, à simples réplica mimética, no quadro de uma primeira resistência política. Deparamos, hoje, o clamor da Constituição boliviana por uma crescente superação identitária do Estado, a buscar, inclusive com os seus vizinhos, o restauro de uma cultura aimara pré-colonial. E a mesma visão se endereça, hoje, ao Equador ou ao Peru, na busca primordial da cultura quéchua.

O que se interrogam, hoje, as Nações Unidas é o quanto essa desconstrução pode assentar-se num fundamentalismo e na configuração arbitrária desses lastros identitários como, às vezes, simulacros da tentativa de volta a uma primária identidade. De toda forma, o que inquieta, como exemplo concreto, no Oriente Médio, é, nessa desconstrução, a ruptura da idéia de Estado-nação, vista como própria, estritamente, ao Ocidente e resíduo, ainda, da sufocação das culturas pela civilização e do entendimento do progresso como tempo da modernidade. A irrupção, hoje, do califado em territórios do Iraque e da Síria, mais que regressão, representa a torna a um clamor sobrevivente à hegemonia ocidental, frente ao próprio processo histórico. Como, afinal, chegaremos, no avanço do novo século, ao assento definitivo da identidade coletiva como afirmação da diferença no real pluralismo contemporâneo?

Jornal do Commercio (RJ), 05/09/2014