Bechara nasceu em Recife, chegou ao Rio de Janeiro na primeira infância, e apaixonado pelo magistério iniciou cedo sua carreira. Formado em Letras pela UERJ aprofundou seus estudos em filologia na Espanha.
Autor de livros referenciais foi professor de instituições como UERJ, UFF e PUC-RJ, com atuações também em universidades na Alemanha e Portugal.
Foi acadêmico, ocupante da cadeia nº 33 que pertenceu a Afrânio Coutinho e desde sua entrada em 2001 atuou de forma igualmente brilhante contribuindo para o fortalecimento dos estudos lingüísticos e esteve à frente de cargos relevantes na instituição.
Sua carreira sempre voltada à educação lhe rendeu prêmios de mérito além de integrar comissões voltadas à lexicografia e fortalecimento da língua portuguesa.
Sua morte deixa um vácuo profundo por tudo que sua exímia carreira significou especialmente para o Brasil. Foi um homem dedicado e apaixonado por seu ofício e mesmo já idoso e com algumas debilidades foi presença constante na ABL e na vida pública do país.
O velório acontece hoje, sexta-feira, 23 de maio, a partir das 10h na ABL e o sepultamento às 16h no Mausoléu da ABL do Cemitério São João Batista.
Matéria na íntegra: https://jprevistas.com/2025/05/aos-97-anos-evanildo-bechara-se-despede/ [1]
23/05/2025Links
[1] https://jprevistas.com/2025/05/aos-97-anos-evanildo-bechara-se-despede/