O Roda Viva desta segunda-feira (8) recebe o escritor Milton Hatoum.
O escritor acaba de publicar Dança de Enganos, último volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio (Companhia das Letras).
No programa, o escritor fala sobre a falta de reconhecimento da literatura brasileira no mudo. Neste ano, Milton figurou entre os cotados ao Prêmio Nobel de Literatura, no entanto, a realidade não é comum entre os escritores do país.
“Falta a academia sueca para ler e olhar para a literatura brasileira. Parece que não conheceram a obra de Carlos Drummond de Andrade, do Guimarães Rosa, da Clarice Lispector, que são três grandes escritores que já poderiam ter sido completados com o Prêmio Nobel, mas até agora não tiveram interesse”, aponta.
Milton Hatoum ainda criticou a falta de interesse do poder público com a literatura: “precisa ver com o Ministério da Cultura qual é a política em relação a nossa literatura. Ninguém quer saber de literatura, se você depender do estado, melhor não escrever”, destaca o escritor.
Em 2025, ele também foi eleito para a cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras.
A bancada de entrevistadores é formada: Ruan de Sousa Gabriel - repórter do Jornal O Globo; André Cáceres - jornalista, crítico literário e editor; Adriana Ferreira Silva - jornalista e escritora; Walter Porto - editor e colunista de Livros da Folha de São Paulo; Iara Biderman - jornalista, escritora e editora da revista Quatro Cinco Um. Os desenhos em tempo real são do cartunista Luciano Veronezi.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva com Milton Hatoum vai ao ar, ao vivo, às 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo site da emissora, pelo app Cultura Play e YouTube. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Matéria na íntegra: https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2025/12/08/15254_milton-hatoum-critica-falta-de-interesse-do-nobel-da-literatura-com-escritores-brasileiros.html
09/12/2025