Liza Minnelli (láiza, não lissa, e minnelli com dois nn e dois ll, como ela fazia questão de frisar) está a um mês dos 80 anos e já passou por tudo na vida: grandes papéis, péssimos papéis, discos, filmes, prêmios (todos: Oscar, Grammy, Tony, Emmy e Globo de Ouro), casamentos fadados ao fracasso, doenças, dependências, internações, longos sumiços, voltas triunfais. É natural —imagine ser filha de Judy Garland e do cineasta Vincente Minnelli, da realeza de Hollywood nos anos 40 e ambos geniais, mas mais do que complicados. Mas foi o que fez Liza se tornar Liza Minnelli, e não há outra igual.
Outro dia, dei-me ao prazer de listar alguns nomes com quem ela dividiu palcos, câmeras e microfones: Gene Kelly (aos 14 anos), sua mãe (aos 18), Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Mel Tormé, Danny Kaye, Chita Rivera, Charles Aznavour, Barishnikov, Pavarotti e muitos mais, até Lady Gaga. Nada demais nisso sabendo-se que, ainda de fita no cabelo, Liza estudou canto com Kay Thompson, diretora musical de Judy, dança com Martha Graham e representação com a brechtiana Uta Hagen.
Seus principais filmes, "Cabaret" (1972) e "New York, New York" (1977), e o especial de TV "Liza with a ‘Z’" (1972) tiveram música original por John Kander e Fred Ebb e direção musical de Ralph Burns, sendo que em "With a ‘Z’" a orquestra era regida por Marvin (futuro "A Chorus Line") Hamlish. Em "New York, New York", o sax-tenor dublado por Robert De Niro era Georgie Auld, lenda das big bands. E foi desse filme que saiu a canção-título, de Kander e Ebb, lançada por Liza e só dois anos depois, em 1979, reconsagrada por Sinatra.
Todos os nomes citados são ou foram do primeiro time nos EUA. Com seu currículo e poder, Liza não faria por menos.
Mas o mundo mudou. Liza acaba de gravar um single, "Kids, Wait Till You Hear This", em que tudo —produção, música, letra, arranjo, orquestra, solistas, técnicos de gravação— saiu da IA. Ninguém ao vivo. Espero que, pelo menos, a voz seja a dela. Bem que eu disse que Liza já passou por tudo na vida.
Links
[1] http://www2.academia.org.br/academicos/ruy-castro