Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Posse de José Mindlin

Posse de José Mindlin

 

 No dia 10 de outubro, o bibliófilo José Mindlin tomou posse na Cadeira nº 29 da Academia Brasileira de Letras. A solenidade aconteceu no Petit Trianon, em sessão dirigida pelo presidente da ABL, o acadêmico Marcos Vinicios Vilaça. A recepção do Sr. Mindlin foi feita pelo acadêmico Alberto da Costa e Silva.

 

José Mindlin foi eleito em 20 de junho de 2006, na sucessão de Josué Montello, e ele é o quinto ocupante da Cadeira nº 29, fundada por Artur Azevedo, que escolheu Martins Pena como patrono. Mindlin foi eleito no primeiro escrutínio, tendo recebido 33 votos.

 

Em pé, da esquerda para a direita: Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Portella, Domício Proença Filho, Affonso Arinos de Mello Franco, Alberto Venancio Filho, Murilo Melo Filho, Lêdo Ivo, Evanildo Bechara, Arnaldo Niskier, Antonio Olinto, Sergio Paulo Rouanet, José Murilo de Carvalho, Antonio Carlos Secchin, Cícero Sandroni.

Sentados, da esquerda para a direita: Padre Fernando Bastos de Ávila, Ivan Junqueira, Ana Maria Machado, José Mindlin, Marcos Vilaça (Presidente da ABL), Ivo Pitanguy, Helio Jaguaribe e Alberto da Costa e Silva.

 

Em seu discurso de posse, além de prestar emocionada homenagem à Guita Mindlin, o novo Acadêmico declarou "despertar na grande  massa o interesse pela leitura, antes de tudo como fonte de prazer, constitui, a meu ver, um fator essencial de desenvolvimento".

 

O presidente da ABL, Marcos Vilaça, afirmou que “Mindlin  possui relação orgânica com o livro – vejo na literatura a marca da  pele dele, tal a intimidade que os une. Mindlin registra também  a notável capacidade de partilhar o conhecimento, de que é prova a doação que fez à USP de sua  extraordinária  biblioteca “.

 

 

 

 

Veja também:

Mensagem do Sr. Presidente da República para o Sr. José Mindlin

José Mindlin eleito para suceder Josué Montello

 

10/10/2006

10/10/2006 - Atualizada em 09/10/2006