Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Tarcísio Padilha faz a segunda palestra do ciclo de conferências “Visões da História”

Acadêmico Tarcísio Padilha faz a segunda palestra do ciclo de conferências “Visões da História”

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao ciclo de conferências denominado “Visões da História”, sob coordenação do Acadêmico, professor e historiador José Murilo de Carvalho, com sua segunda palestra, feita pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. O tema foi “História e historicidade em Santo Agostinho”. O evento aconteceu no dia 02 de outubro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

José Murilo de Carvalho explicou o objetivo e a proposta do ciclo“Visões da História”: “São manifestações da autoconsciência da humanidade. Fenômeno típico da Idade Moderna, o pensamento sobre a trajetória ou as trajetórias da humanidade constitui um esforço de dar sentido à nossa existência coletiva. Ele mesmo histórico, esse esforço é constantemente renovado. Mesmo mutante, ele se torna cada vez mais importante à medida que a própria História nos parece cada vez menos transparente. Organizado pela ABL, o ciclo pretende retomar alguns dos autores clássicos sobre o tema, Maquiavel, Vico, Ortega y Gasset, e examiná-los à luz de um momento de desorientação em que se chegou a propor a ideia do fim da História”, afirmou.

O ciclo terá mais três palestras: dia 9 de outubro, “A História como sistema em Ortega y Gasset”, com Arno Wehling; dia 16 de outubro, “O fim da História?”, com o Acadêmico Sergio Paulo Rouanet; e dia 23 de outubro, “A História em Giambattista Vico”, com o Acadêmico e professor Marco Lucchesi.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Tarcísio Padilha é o quinto ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério. É membro fundador, conselheiro e membro honorário da Association Louis Lavelle, de Paris. Nasceu no Rio de Janeiro e começou sua formação fundamental no Grupo Escolar D. Pedro II, em Petrópolis. É bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ); diplomado em Ciências Sociais pelo Instituto de Direito Comparado da PUC-RJ; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense; doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

2/10/2012

27/09/2012 - Atualizada em 26/09/2012