Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras entrega o Prêmio Euclides da Cunha

Academia Brasileira de Letras entrega o Prêmio Euclides da Cunha

 

Encerrando as homenagens prestadas ao autor de “Os Sertões” pelo seu centenário de morte, foi entregue no dia 8 de dezembro, às 15h, na Sala José de Alencar, o Prêmio Euclides da Cunha, destinado ao melhor livro inédito ou já publicado depois de janeiro de 1999 sobre a vida e obra do grande escritor. As inscrições ficaram abertas até meados de 2009 e concorreram 30 livros.
 
A Comissão Julgadora, composta pelos Acadêmicos Alberto Venancio Filho, Lêdo Ivo, Affonso Arinos de Mello Franco, Luiz Paulo Horta e José Murilo de Carvalho, considerou que a maior parte dos volumes inscritos eram de qualidade e que abordavam aspectos pontuais da obra de Euclides da Cunha. Entretanto, um deles, “Euclides da Cunha: uma odisséia nos trópicos”, do professor e historiador norte-americano Frederic Amory, destacou-se entre os demais.

Recentemente falecido, Frederic Amory dedicou duas décadas de sua vida à composição desse livro que, segundo a Comissão Julgadora, aborda a vida e a obra de Euclides da Cunha de forma minuciosa: “Uma vasta bibliografia documenta a incursão do autor por um extenso domínio de consultas, investigações e leituras... Os temas fundamentais de Os Sertões, a viagem pela Amazônia, a Campanha de Canudos... são alguns pontos examinados de forma exaustiva pelo escritor.” Segundo a Comissão Julgadora, também “a vida pessoal e doméstica de Euclides da Cunha e o desfecho trágico do drama conjugal é narrado com um realismo contundente a que jamais se atreveu qualquer outro biógrafo do grande escritor.”

O Prêmio Euclides da Cunha, de R$ 30.000,00, será entregue à viúva de Frederic Amory, Sra. Elaine Tennant, quando o professor de estudos latino-americanos na Universidade da Califórnia, Leopoldo Bernucci palestrará sobre o “Processo de organização e pesquisa da biografia e os critérios adotados para a sua escritura”.

O evento teve entrada gratuita.

8/12/2009

03/12/2009 - Atualizada em 03/12/2009