Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL dá continuidade ao seu ciclo de conferências “Eleições e reflexões”

ABL dá continuidade ao seu ciclo de conferências “Eleições e reflexões”

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu ciclo de conferências “Eleições e reflexões” com palestra do professor, economista e ecologista Sérgio Besserman Vianna. A coordenação do ciclo é do Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco e se propõe a um debate aprofundado, em todos os níveis, sobre a questão eleitoral no Brasil. O tema da segunda palestra foi “Representatividade na democracia brasileira”. O evento aconteceu no dia 15 de maio, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenação do ciclo, a proposta é dar uma visão do voto como dever individual e um direito coletivo. Os palestrantes falarão também sobre como aprimorar, segundo a visão de cada um, a compreensão, por parte da sociedade, para a relevância do processo eleitoral, além de montar uma visão clara na hora da escolha de um determinado candidato, assim como debater um caminho para que os eleitores tenham consciência crítica cada vez mais aprimorada. O ciclo terá mais duas conferências (sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário): Dia 22 – “Federação e presidencialismo de coalizão”, com Sérgio Abranches; e dia 29 –“A mídia: direitos e responsabilidades”, com o Acadêmico e jornalista Merval Pereira.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Sérgio Besserman Vianna

Presidente do Grupo de Trabalho para a Rio + 20 e da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Professor do departamento de economia da PUC-RJ, o economista e ecologista carioca Sérgio Besserman Vianna estuda e trabalha com as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992. É membro do Conselho Diretor da World Wide Found for Nature (WWF), da Fundação Roberto Marinho, do FUNBIO e do Conselho Consultivo da International Conservation, comentarista de sustentabilidade da Tv Globo e da Globonews, comentarista de cidade da rádio CBN, articulista do jornal O Globo. Besserman foi também diretor de planejamento do BNDES, presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos.

15/5/2012

10/05/2012 - Atualizada em 09/05/2012