Início > Artigos

Artigos

  • Os novos empreendedores

    Diário do Nordeste , em 14/07/2018

    Pamela Hartigan, diretora da Fundação Schwab, desenvolveu uma lista de dez pontos comuns entre as pessoas que, insatisfeitas com o mundo a sua volta, resolveram criar seu próprio trabalho. Penso que a lista de Pamela vai mais além do empreendimento social (como é chamado esse novo mecanismo), e pode ser aplicada a muitas coisas que fazemos na nossa vida diária:

  • De governantes e governados

    O Globo, em 07/07/2018

    Onde passar a noite - O famoso místico Ibrahim Adham entrou certa vez no palácio do governante local. Como era muito conhecido na região, nenhum guarda ousou detê-lo, e conseguiu chegar à presença do soberano.

  • Observando os outros

    Diário do Nordeste , em 23/06/2018

    A velha em Copacabana - Ela estava no calçadão da Avenida Atlântica, com um violão, e uma placa escrita à mão: "Vamos cantar juntos".

  • A lei de Jante

    Diário do Nordeste , em 16/06/2018

    O que você acha da princesa Martha-Louise? - O jornalista norueguês me entrevistava à beira do lago de Genebra. Geralmente me recuso a responder perguntas que fogem ao contexto do meu trabalho, mas neste caso sua curiosidade tinha um motivo: a princesa, no vestido que usara ao fazer 30 anos, mandara bordar o nome de várias pessoas que tinham sido importantes em sua vida - e entre estes nomes estava o meu (minha mulher achou a ideia tão boa que resolveu fazer a mesma coisa em seu aniversário de 50 anos, colocando o crédito "inspirado pela princesa da Noruega" em um dos cantos da sua roupa).

  • De como o mundo é um espelho

    Diário do Nordeste , em 09/06/2018

    O encontro esquecido - O mullah Nasrudin, personagem central da tradição sufi, marcou um encontro com um importante filósofo de sua aldeia - mas terminou distraindo-se com outra coisa, e não chegou na hora marcada.

  • Da solidão completa

    Diário do Nordeste , em 02/06/2018

    Os jornalistas já terminaram as entrevistas, os editores tomaram o trem de volta para Zurich, os amigos com quem jantei voltaram para suas casas, eu saio para caminhar por Genebra. A noite está particularmente agradável, as ruas desertas, os bares e restaurantes cheios de vida, tudo parece absolutamente calmo, em ordem, bonito, e de repente...

  • Acreditando no impossível

    Diário do Nordeste , em 26/05/2018

    William Blake diz em um de seus textos: "tudo aquilo que hoje é uma realidade, antes era apenas parte de um sonho impossível". E por causa disso temos hoje o avião, os voos espaciais, o computador onde neste momento escrevo a coluna, etc. 

  • Politicamente incorreto: o lado feminino

    Diário do Nordeste , em 19/05/2018

    Há duas semanas publiquei aqui uma história politicamente incorreta, sobre a infelicidade de Adão no Jardim do Éden, e as consequências da criação da mulher. Uma leitora enviou-me a história oposta.

  • Um dia no moinho

    Diário do Nordeste , em 12/05/2018

    Minha vida, no momento presente, é uma sinfonia composta de três movimentos distintos: "muitas pessoas", "algumas pessoas", e "quase ninguém". Cada um deles dura aproximadamente quatro meses por ano, se misturam com frequência durante o mesmo mês, mas não se confundem.

  • Politicamente incorreto: casamento

    Diário do Nordeste , em 05/05/2018

    Como já aconteceu outras vezes, é importante abrir de vez em quando espaço nesta coluna para olhar o mundo de uma perspectiva diferente, mas incorreta. Hoje o tema central é o casamento, que começa sendo ilustrado por uma história:

  • O futuro virando presente

    Diário do Nordeste , em 28/04/2018

    Daqui por diante - e por algumas centenas de anos - o Universo vai ajudar os guerreiros da luz, e boicotar os preconceituosos.

  • O militar na floresta

    Diário do Nordeste , em 04/04/2018

    Ao subir uma trilha nos Pirineus em busca de um lugar onde pudesse praticar o arco e flecha, deparei-me com um pequeno acampamento do exército francês. Os soldados me olharam, eu fingi que não estava vendo nada (todos nós temos um pouco esta paranoia de sermos considerados espiões...) e segui adiante.