Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Antônio Carlos Vilaça

    Folha de São Paulo (São Paulo), em 07/06/2005

    É assim mesmo. Morreu Antônio Carlos Vilaça, no sábado, 28 de maio. Apenas uma pequena informação, na seção dos anúncios fúnebres, noticiando o seu falecimento, providência de anônimos que o admiravam. Estava abrigado no asilo São Luís, destinado a idosos sem família e sem recursos, em fase de doença terminal. Durante algum tempo, por iniciativa de Marcos Almir Madeira, ocupava um quarto na sede do PEN Club do Brasil. Com a morte de Madeira, acho que foi despejado e foi parar num asilo.

  • O raro salão de Marcos Madeira

    Jornal do Commercio (RJ), em 31/10/2003

    Perdemos Marcos Almir Madeira e sua esplêndida elegância, de personagem-ponte entre tempos da nossa República das Letras. Deu-nos sua extraordinária prestança na passagem, neste último meio século, de uma cultura de elite ao mundo múltiplo em que se elenca hoje um pensamento, sua obra, seu gesto, sua militância, ou o simples fluir, a que acode ainda o salão das nossas origens.

  • A uma brasileira em Paris

    O GLOBO (Rio de Janeiro - RJ) em, em 24/12/2002

    Sua carta me sensibilizou, trazendo-me palavras muito amáveis. Mas não participo das suas apreensões ante a perspectiva da presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Por tudo o que representa a sua esteira de compromissos político-administrativos com lideranças não-petistas, não vejo o que temer. Além do mais, a equipe que o assessora é da melhor qualidade, e não tem, até pela formação intelectual e política, qualquer vínculo com o trabalhismo predatório. Basta citar dois exemplos: Antônio Cândido e Cristovam Buarque, indicado para o MEC.

  • Por falar em retórica

    O GLOBO (Rio de Janeiro - RJ) em, em 05/08/2002

    O conceito de retórica, citado em artigo de Luiz Paulo Horta nesta página, tem sido desfigurado, ainda mesmo entre pessoas de escolaridade confiável. Neste vocábulo, há quem veja algo de pejorativo ou de inferiorizante.

  • A organização da inconsciência

    O GLOBO em, em 01/04/2002

    Foi por volta de 1940 que li sobre opinião "inconsciente", expressão lançada pela psicologia renovada. Mas o que eu não poderia nem de leve prever é que aquela denominação, aparentemente extravagante, fosse cientificamente abonada e viesse ajustar-se ao quadro eleitoral brasileiro de um passado recente.

  • A esperança e o veto

    O GLOBO em, em 16/11/2001

    O Congresso votou lei que estabelece, nas escolas do ensino médio, a obrigatoriedade do ensino de filosofia e sociologia, até agora matérias optativas ou objeto de experiências eventuais, assistemáticas, oscilando entre diferentes tendências e interesses da direção escolar aqui e ali, Brasil adentro. Divulgou a imprensa que algumas autoridades federais do ensino, favoráveis à inclusão da filosofia no currículo de nível médio, não aprovam, contudo, a extensão da medida ao ensino de sociologia . Era de crer que o professor Fernando Henrique Cardoso não vetasse a lei em tramitação. Mas vetou. A Presidência tem suas razões que a sociologia não entende... (que Sua Excelência, "aqui na terra" e o bom Pascal , "no Reino do Céu" me absolvam da paródia).

  • Uma luz no apagão

    O GLOBO,, em 13/07/2001

    Nestes dias em que a esperança escurece, dias de perplexidade e decepção, releio um ensaio daquele denso e avisado pensador Alberto de Seixas Martins Torres, que presidiu a sua província fluminense e honrou o Supremo Tribunal. Não me volto agora para os seus livros capitais, "A organização nacional" e "O problema nacional brasileiro", que por certo inspiraram, em 1930 ou 31, a fundação, no Rio, da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres (surgiu após a Sociedade dos Amigos de Marcel Proust, e desejo crer que não se tratasse de uma réplica retardatária do nosso grand monde carioca...).

  • Carreira e carreirismo

    O GLOBO,, em 31/05/2001

    José Monteiro Soares Filho, homem de talento e aguda sensibilidade política, líder da UDN na Câmara - um dos poucos que Getúlio Vargas não deixava de temer - contava que um jovem bacharel recém-formado o procurara para pedir apoio à realização do sonho: a deputação estadual. Soares foi logo indagando: "Qual é a sua base no município?" O jovem era de Pádua, centro politicamente muito fértil, e não soube o que responder. Mas o mestre preencheu a ingenuidade do moço, aconselhando-o a ir convivendo com as pessoas e as instituições mais significativas da cidade, sem esquecer as microcomunidades distritais. Que se tornasse, em primeiro lugar, um estudioso do município, principalmente do seu torrão, enfronhando-se nos problemas capitais do meio urbano e do meio rural. Que auscultasse as "precisões" da cidade, como diria um dos chefes locais...

  • A propósito de modernos

    Jornal do Commercio – Rio de Janeiro – RJ,, em 11/04/2000

    O Globo publicou recentemente, em prosa e verso, um comentário ilustrado em torno da correspondência entre Manuel Bandeira e Mário de Andrade, boa organização de Marcos de Moraes. Contou com uma cuidadosa resenha de Reni Tognoni.