Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Um pé de amoreira

Um pé de amoreira

 

As fábulas podem ou não nos trazer lições.Mas, como nos adverte Jorge Luís Borges, bastam as fábulas, por nos levarem as lições de um inadequado moralismo.Pois a fábula já é a lição. Como não há que falar na ponte, se estamos no rio.

Um pé de amoreira na casa de meu pai, em Gramado, onde vereneava, tinha coplosas infâncias no tronco. E ali eu ficava conversando com a árvore, e ela comigo,desafiando a neblina tão amiudada, ou a chuva com a sua tromba de solidões.

Um pé de amoreira  era onde cabia toda a ainfância e o céu das tardes  e a lua das travessas noites, açurarado com as memórias, o melado puxando abelhas, os pássaros puxando os ramos e os passarinhos bicavam, esquisitamente as amoras.

Só restava o cheiro delas a invadir a infância, a invadir as memórias, como se ali todas as fábulas caminhassem na relva.

E eu carregava o milho para os passarinhos, carregava algum miolo de pão para que me rodeassem.

As horas se juntavam aos dias e minha cabeça se distraía como o levedar do vento.

Sim, toda a minha meninice cabia naquele pé de amoreira e era cívica a alegria daquela pátria que se ameigava em mim, ainda que a pátria da infância começasse no amor.

Por que esse consolo da infância é tão absurdo, longevo, embebedado de amoras? E sem saber me embebedava de céu. E Deus conhece Deus como ninguém.

Diário da Manhã (GO), 17/2/2011