Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O governador do Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul

 

Quando recentemente viajei pelo interior do pampa, para cumprir o itinerário de lançamento em três Feiras do Livro -desde São Sepé (que lembra a grande figura do herói indígena, Sepé Tiaraju), Candelária e Porto Alegre, ao conversar com vários amigos, disseram-me: o governador Tarso Genro ganhou as eleições e mantém alto nível nas pesquisa , por um segredo.
 
Quis saber qual era o segredo. Todos foram unânimes: a capacidade de escutar e discutir com as classes e o povo nos seus projetos. Soube até que recebeu homenagem nos redutos de sua terra - Santa Maria da Boca do Monte. Ora, venceu o que se tornou mais do que um provérbio, um destino: "Ninguém é profeta em sua terra". E ele está sendo.
 
Eu o conheci há muitos anos. Ainda não era prefeito da capital, nem ministro da Educação ou de Justiça do governo federal. Era um poeta e advogado militante que prosperava com seu escritório nos assuntos'de Justiça do Trabalho. Encontrava-o, frequentemente, no foro entre audiências e clientes, com a fraternidade, a comunicante alegria, a imperiosa liderança, o respeito à diferença e o amor aos mais desvalidos.
 
Nossa amizade cresceu no tempo como a flor no intervalo da pedra. Outro dia almoçamos juntos e senti no abraço a presença do irmão. Sim, hoje é o governador eleito de minha terra. Tem posto a educação, a cultura e a justa administração da coisa pública como metas fundamentais. Não é apenas um constitucionalista emérito, jurista provado em vários embates no exercício de cargos elevados, mostrando visão, conhecimento e integridade, coisas que raramente se aliam. E uma vocação de estadista que muito servirá a este País. Mas não se discute grandeza: basta reconhecê-la. Digo isso com serenidade, aquela mesma, a que Norberto Bobbio, nossa comum admiração, faz seu elogio, num de seus derradeiros livros. E não sou do partido do nobre governador e de nenhum partido, vivendo, honradamente, sob a bandeira auriverde desta pátria e do pampa. É que o único partido de um poeta, é o da condição humana. Mas não se discute grandeza: ela se impõe. Como o Minuano sopra.

E é o motivo de lembrá-lo nesta crônica. Sendo, no dizer de Shakespeare, "a grandeza um caminho para algo que não conhecemos ." Mas se pressente.

Jornal do Commercio (RJ), 27/6/2011